Lentes de contato
As lentes de contato são um maravilhoso recurso da vida moderna. Graças à evolução dos materiais e desenhos, lentes de contato confortáveis, eficientes e teoricamente com baixo risco de complicações tem sido produzidas. Entretanto, complicações graves continuam ocorrendo e a participação do oftalmologista na indicação e contraindicação das lentes, na orientação do uso adequado e no processo de adaptação continua sendo fundamental para o uso seguro e bem-sucedido.
Os erros mais comuns no uso das lentes de contato que aumenta o risco de complicações são:
- Adaptação fora de consultórios: somente o oftalmologista tem capacitação para avaliar e escolher as lentes que se adaptam melhor a cada paciente;
- Uso de soro fisiológico na manutenção das lentes: O soro não limpa nem retira os depósitos de proteínas das lentes, deixando-as mais sujas, contaminadas e menos confortáveis. A manutenção com soluções multiuso é fundamental para a segurança no uso das lentes de contato.
- Uso das lentes de contato além do período recomendado pelo oftalmologista;
- Não descartar as lentes de contato dentro do período recomendado pelo fabricante;
- Não procurar um oftalmologista em caso de sintomas de dor, irritação e vermelhidão ocular;
- Não realizar assepsia adequada das mãos e do estojo das lentes.
As lentes de contatos mais utilizadas são as Gelatinosas e as Rígidas Gás-permeáveis.
Lentes de contato gelatinosas
As lentes de contato gelatinosas são as mais usadas no mundo. Elas são geralmente bem toleradas desde o início de seu uso, e essa adaptação fácil e rápida as torna adequadas para os pacientes que fazem uso ocasional, em eventos sociais ou para prática de quase todos os esportes.
Por apresentarem diâmetro grande, pouca movimentação e borda fina, proporciona conforto e grande liberdade de movimentos, já que sua perda espontânea é rara. São a primeira indicação para pacientes portadores de Miopia ou Hipermetropia associada a pequenos Astigmatismo, Presbiopia e em casos de dificuldade na adaptação das lentes de contato rígidas.
Na atualidade, as lentes de contato gelatinosas podem ser feitas de hidrogel ou silicone-hidrogel. As últimas permitem alta transmissão de oxigênio para a córnea, reduzindo a possibilidade de complicações relacionas com a hipóxia corneana (falta de oxigênio).
Lentes de contato rígidas gás-permeáveis
As lentes de contato rígidas são confeccionadas com materiais duros, resistentes e duráveis. Apresentam uma adaptação mais demorada e são menos toleradas no início do uso, quando comparadas com as gelatinosas.
São indicadas para pacientes com astigmatismo corneano não corrigidos com lentes gelatinosas, ceratocones, ectasia pós-cirurgia refrativa e pós transplante de córnea.
As vantagens do uso das lentes de contato rígidas são:
- Melhor qualidade visual;
- Mais saúde para os olhos: em decorrência dos materiais gás-permeáveis, a ocorrência de baixa oxigenação corneana é muito rara, permitindo maior tempo de uso e assegurando mais saúde corneal. Como não absorvem os produtos utilizados para limpeza e desinfecção, as reações alérgicas e tóxicas são, também, menos freqüentes.
- Maior durabilidade: Tempo de troca em torno de um ano;
- Facilidade de manutenção: limpeza e desinfecção são mais simples.
Dra. Flávia Sotolani
Oftalmologista | CRM 6861
Graduada em Medicina pela UNIDERP em 2011, a Dra. Flávia Sotolani fez residência médica e especialização em Oftalmologia no Instituto Oftalmológico Tadeu Cvintal, IOTC, na cidade de São Paulo com término em 2015.
Participante ativa de inúmeros procedimentos e cirurgias, também é responsável por publicações bibliográficas de destaque.
Veja o Currículo Completo da Dra. Flávia Sotolani