Crosslinking do colágeno corneano

É indicado para pacientes com ceratocone, que apresentam progressão documentada em exames seriados (topografia ou tomografia corneana).

Imagem Crosslinking do colágeno corneano

O tratamento consiste em desepitelizar a córnea após anestesia tópica (colírio), instilar riboflavina (vitamina B2) e aplicar luz UV por 30 minutos. Tem por objetivo aumentar o número de ligações covalentes entra as fibras de colágeno para fortalecer e estabilizar a doença.

Essa técnica, realizada na Europa desde 2000, tem apresentado excelentes resultados e baixos riscos de complicações. É contra-indicada, em córneas com opacidades centrais e espessura corneana menor 400 micras.

O Fast-Crosslinking é uma nova modalidade de tratamento que apresenta os mesmo resultados do convencional com a vantagem de ser realizado em um menor tempo, trazendo maior conforto para o paciente.

Dra. Flávia Sotolani

Oftalmologista | CRM 6861

Graduada em Medicina pela UNIDERP em 2011, a Dra. Flávia Sotolani fez residência médica e especialização em Oftalmologia no Instituto Oftalmológico Tadeu Cvintal, IOTC, na cidade de São Paulo com término em 2015.

Participante ativa de inúmeros procedimentos e cirurgias, também é responsável por publicações bibliográficas de destaque.

Veja o Currículo Completo da Dra. Flávia Sotolani

Já fez o seu check-up Oftamológico?