Pterígio

O pterígio é uma formação de tecido fibroso e neovascular que avança sobre a córnea. Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação crônica. O principal fator desencadeante é a exposição a luz solar crônica ( pescadores, trabalhadores rurais), mas também existem fatores genéticos e individuais.

Imagem Pterígio

Sintomas

Os principais sintomas do Pterígio são: Vermelhidão dos olhos (mais comum), ardência, lacrimejamento, fotofobia, dificuldade de manter os olhos abertos na claridade e sensação de corpo estranho.

O Pterígio pode levar à diminuição da visão, devido ao astigmatismo elevado que pode causar com a sua progressão em direção ao centro da córnea. Muitas vezes esse astigmatismo não pode ser corrigido com óculos.

Prevenção

Uma medida preventiva importante é o uso de óculos de sol para proteção contra radiação ultravioleta (UVA e UVB). O uso de lágrimas artificiais, para evitar o ressecamento dos olhos em pessoas que se expõe ao vento também é uma medida importante, que visa diminuir a irritação crônica.

Tratamento

Nos casos iniciais, apenas o uso de colírios lubrificantes são suficientes para aliviar os sintomas.

Nos casos avançados, com sintomas severos e aspecto estético não satisfatório, o procedimento cirúrgico é indicado.

A cirurgia do Pterígio é realizada no centro cirúrgico com anestesia local, dura em média de 15 a 30 minutos.

Existem várias técnicas para a cirurgia de Pterígio. A mais utilizada e que optem menor índice de recidiva é o transplante conjuntival. Nesta técnica, é retirado todo o pterígio e no lugar é colocado uma parte da conjuntiva (enxerto) retirado de outro local. Para fixar esse enxerto pode ser utilizado cola biológica ou pontos.

Imagem Pterígio

Dra. Flávia Sotolani

Oftalmologista | CRM 6861

Graduada em Medicina pela UNIDERP em 2011, a Dra. Flávia Sotolani fez residência médica e especialização em Oftalmologia no Instituto Oftalmológico Tadeu Cvintal, IOTC, na cidade de São Paulo com término em 2015.

Participante ativa de inúmeros procedimentos e cirurgias, também é responsável por publicações bibliográficas de destaque.

Veja o Currículo Completo da Dra. Flávia Sotolani

Já fez o seu check-up Oftamológico?